quarta-feira, 15 de junho de 2011

UMA PROPOSTA NO AR


Mario Romero, presidente da AVO, que aqui na foto aparece ao lado do Mauro Ferreira Guimarães, gerente geral para São Paulo, na reunião da AOESP do dia 15 de junho levantou uma questão deveras interessante e importante, ou seja constituição de uma diretoria ou comissão com os presidentes de associações regionais o que daria um exemplo de organização e acima de tudo de união que, na sua opinião, está longe de existir entre os ostomizados. O Mauro tem uma experiencia muito maior do que qualquer dirigente de associações e tem conhecimento também do que seja uma ostomia porque o seu avo teve essa doença. A opinião do Mario Romero parte da conversa que,recentemente, teve com o Izaac Fernandes, presidente da FEGEST, culto, inteligente e super politizado, que conseguiu estabelecer uma administraçao modelo de associações em seu Estado.
A ideia do Mario Romero naturalmente se divulgado deverá encontrar ecos entre as varias associações que temos aqui no Estado de São Paulo, desunidos na sua opinião, porém não podemos absolutamente comparar com Estado do Rio Grande do Sul porque nas terras gauchas mesmo que ele controle os 6.400 ostomizados ainda existem municipios que ele nem imagine que existam ostomizados como por exemplo Alegrete do Sul. Alem disso esse numero é dos que são cadastrados e na opinião do Mauro, muitos procuram não aparecer nem para as estatisticas e nem para a sociedade. Ele compara por exemplo com portadores de diabete que tem uma organização certinha e a maioria náo esconde o seu mal. Com ostomia as coisas são diferentes. O que ele quiz deixar explicito é que existe uma auto-rejeição muito grande.
No dialogo criado entre Mario Romero e Mauro foi declarado a existencia aproximada de duzentos mil ostomizados no Brasil! O numero chega a impressionar porque nos estavamos calculando em torno de cem mil ostomizados
Entretanto na nossa opinião cremos possivel a formação de uma diretoria integrada por varios presidentes ou senão formando-se um congresso de presidentes que delineariam o caminho para todos os ostomizados do Estado de São Paulo. O Mauro elogiou a organização impecavel das associações da região sul porém nesse caso precisamos levar em conta o numero de ostomizados que eles possuem, um numero bem menor do que São Paulo
Segundo Amelia Yocico Arakaki, presidente da AOESP, a secretaria da Saude de São Paulo tem uma estatistica que mostra 45 mil cadastrados.
De qualquer forma a ideia apresentada pelo Mario Romero tem realmente o seu peso em termos de unificar a sociedade ostomizada. Seria conveniente, levando avante a sua ideia, estudarmos os detalhes para avaliarmos a sua viabilidade.

Nenhum comentário: